quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Curso TIC - Atividade 1-1 A SOCIEDADE E SUAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS


Podemos presenciar as transformações que ocorreram na sociedade ao longo dos tempos, estas transformações podem ser observadas desde a sua nova estrutura social, bem como nos sistemas educacionais. Podemos observar que a educação nos primeiros tempos tinha como base a educação religiosa onde cabia a igreja e seus componentes a função da prática da educação.
Com os processos evolutivos da sociedade a educação também não escapou de novas transformações, desde seus métodos de ensino até suas formas aplicativas no mundo contemporâneo. Percebemos tais transformações destes métodos através dos meios tecnológicos disponíveis na atualidade, que podem ser inseridas no contexto de sala de aula.
As tecnologias assim vêm sendo de grande importância para a evolução na educação, principalmente quando a relacionamos a internet, que é uma ferramenta muito importante, pois auxilia nas pesquisas relacionadas a tudo praticamente tanto para os alunos quanto ao próprio professor, esta ferramenta é muito útil, para o preparo de aulas, bem como a resolução de atividades.
Dentre alguns pontos negativos em relação aos alunos pode-se citar a individualidade que as tecnologias proporcionam, tomando como exemplo o uso do computador, os fones de ouvidos entre outros, gerando assim a não convivência social. Devemos também observar, que para o uso das tecnologias tem como princípios também o uso excessivo de energia elétrica. Depois de certo tempo as tecnologias viram sucatas, ou seja, lixo eletrônico, tendo então a necessidade de uma reciclagem correta, pois os mesmos contém metais pesados, plásticos, vidros entre outros.
No papel de professor as tecnologias se mostram importantes pelo fato de que as aulas se tornam mais dinâmicas, do que as aulas do método tradicional, quadro e giz, proporcionando assim tanto para o aluno quanto ao professor, melhores condições de  planejamentos e aplicabilidade em suas aulas.
Mariane Roblowski
Valdeci José de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário